Carlin apresenta suas propostas para a região do Eldorado
31 de outubro de 2016

Alex de Freitas promete implantar escolas em tempo integral

As principais propostas para a educação de Alex de Freitas (PSDB), candidato à prefeitura de Contagem, foram reforçadas em reunião no bair-ro Fonte Grande, na noite de quinta-feira, organizada pelo candidato a ve-reador Hugo Vilaça (PTdoB).

Alex explicou que a qualidade do ensino no município está abaixo das metas propostas pelo governo fede-ral. “Tanto os resultados da Prova Brasil 2013, quanto do IDEB de 2015, apon-tam que Contagem está abaixo das metas projetadas pelo Ministério da Educação”.

Eleito, Alex vai implantar o Pro-grama Escola em Tempo Integral, pri-vilegiando a matrícula de famílias ca-rentes e em vulnerabilidade social; vai investir na Educação Profissionalizante, reestruturando a FUNEC para oferecer educação profissional para alunos do

6º ao 9º ano do ensino fundamental e aperfeiçoar a Educação de Jovens e

 

Adultos (EJA) também oferecendo edu-cação profissional; Programa Todos na Escola, que vai universalizar o aten-dimento escolar de crianças de 4 a 5 anos, ampliar a oferta de atendimento às crianças de 0 a 3 anos e reduzir a evasão escolar, tornando a escola mais atrativa, por meio da revisão do currí-culo escolar, dos métodos didáticos, da capacitação e reciclagem dos pro-fissionais da educação e de ações in-tegradas com as áreas do esporte, cultura e lazer.

O candidato da Coligação Conta-gem para o Futuro também vai melho-rar toda a estrutura da rede municipal de educação, reformando prédios es-colares, garantindo um ambiente se-guro, saudável e com acessibilidade para alunos e professores.

“Vamos informatizar todos os da-dos sobre as escolas e os estudantes, para melhor organização, acompanha-mento e disponibilização de informa-ções para o cidadão e o educando”, concluiu Alex.

SEGURANÇA

“Os moradores estão assustados. A avenida João César de Oliveira, um dos nossos principais corredores comerciais, registra números alarmantes de assaltos. A sensação é de total abandono por parte do poder público, as-sim como nas demais regiões”. Disse Alex. Já William Barreiro destacou a importância da manutenção e revitalização dos espaços públicos como parte da estratégia de segurança pública. “Não somente no Eldorado, mas em toda a cidade vamos trabalhar com a constante manutenção dos serviços de iluminação pública, ampliar e garantir o pleno funcionamento do sistema de vigilância por meio de câmeras de videomonitoramento”.

 

PROPOSTAS

CONTAGEM SEGURA: é o eixo estruturante das propostas do plano de governo da Coligação Contagem Para o Futuro para a área de segurança. O programa articula os trabalhos da segurança a partir dos trabalhos intersetoriais, com ações de educação, desenvolvimento social, aumento da renda, trabalho, esporte, cultura e lazer.

“Só a ação integrada de todos os envolvidos na promoção de segurança e defesa, em todas as suas fases (preventiva, ostensiva, investigativa, punitiva e ressocializadora), será capaz de tirar Contagem da preocupante posição de terceiro município com maiores índices de violência de Minas Gerais. As principais diretrizes são”, relata Alex.

SEGURANÇA SOCIAL: visa a articulação de ações de prevenção, por meio da maior participação da prefeitura no planejamento e apoio do trabalho policial e o estabelecimento de um intercâmbio com a área da educação para campanhas com foco na prevenção da violência, principalmente contra jovens e adolescentes.

 

CONTAGEM ALERTA: Elaboração de um Atlas da Violência no município, com a atualização do banco de dados e monitoramento dos dados estatísticos criminais pela Guarda Municipal, para formulação de programas estratégicos definidos a partir dos principais problemas apontados no diagnóstico.

 

CONTAGEM EM AÇÃO: Realização de Fóruns Itinerantes para discutir segurança pública nas diferentes regiões da cidade, com a participação intensa da população e posterior elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública.

 

ESPAÇO SEGURO: Revitalização dos espaços urbanos, com a ampliação e manutenção constante do serviço de iluminação pública, garantia do funcionamento efetivo do sistema de vigilância por meio de câmeras de segurança.